Feliz dia do artesão


O dia do artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a  São José , o padroeiro da categoria.




De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros e naquela época praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

No século XI, surgiu um tipo de organização  onde existia o mestre-artesão e seus aprendizes . O mestre oferecia roupas e comida e principalmente conhecimento, e os aprendizes, mão-de-obra barata. Assim criaram-se também as Corporações de Ofício ,  onde cada mestre-artesão representava sua cidade ou região e assim podia proteger seus interesses sócio-econômicos.

Mais tarde , com a  Revolução Industrial  houve uma desvalorização dos trabalhos manuais em detrimento da industrialização , a produção em grande escala.

Atualmente, o artesão passa por uma luta, em busca de ter seu trabalho valorizado, uma vez que não é produzido em larga escala.
A união faz a força e neste caso trás a vitória. Muitos estão abandonando seus trabalhos convencionais para viverem felizes do seu artesanato.

Sempre trabalhei com artes e artesanato, até mesmo quando fazia parte da industria, meu trabalho tinha embalagens, etiquetas, tag artesanais e remetiam muito à lembrança.

Aquele que trabalha com as mãos e faz o que gosta, é feliz.

Um FELIZ DIA DO ARTESÃO 

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.

VOLTAR AO TOPO