Sobras de fios? O que fazer com elas? Por onde começar? Como guardar?
As perguntas são muitas, mas sem organização...
Quando me perguntam o que fazer com sobras de fios, logo penso na bagunça em que se encontram, o que tenho que dá pra aproveitar, que marca são, cores TEX, etc. Que loucura!!
Onde guardar é uma questão à parte mas você pode conferir neste post AQUI, mas dá só uma olhadinha nas ideias abaixo:
Organizando os fios
Antes de pensar no que fazer com os fios, você precisa saber qual é seu estoque de sobras. Para isso, é muito legal ter em mãos:
- saquinhos plásticos transparentes - facilitam a visualização. Evite sacolas de mercado.
- fita adesiva ou lacres (arames plastificados, para fechar embalagens) conservam a limpeza dos fios.
- etiquetas adesivas (opcional) para identificar os fios
- papel e caneta/lápis - para identificar os fios.
- tabela TEX
- Faça com cada novelo, bolinhas ou enrole em palitos de sorvete ou aquele rolinho de papelão de dentro do papel higiênico.
- Organize cada um dentro de um saquinho, colocando uma etiqueta por fora, escrita nela a marca, número da cor, TEX. Na falta da etiqueta, escreva em um papel e coloque dentro do saquinho, com a escrita virada para fora. Você também pode usar a etiqueta do próprio fio, se ainda tiver.
- Feche cada saquinho com fita adesiva, sacres, arames, qualquer coisa que mantenha o saquinho fechado, para proteger os fios da poeira e mantê-los sempre em condições de uso.
- Organize por marca e TEX semelhantes/aproximadas, composição (acrílico/lã, 100%algodão, etc).
- Procure colocar os fios, já embalados no saquinho transparente, em locais visíveis, como caixa/contêineres transparentes, potes de vidro, estantes.
- O saquinho plástico vai proteger e facilitar a visualização das cores. Colocá-los em locais visíveis, além de ajudar a ter um controle maior sobre seu estoque, estimula a criatividade. Veja AQUI algumas ideias.
imagem:Linda Permann
Organize seus arquivos
Seja no drive/nuvem, ou no pc/note.
- Tire algum/ns dias da semana e organize. Crie pastas, sub-pastas, e assim por diante.
- Mantas, vestuários, amigurumis, etc
- Bonecos, animais, gatos, coelhos, ursos, etc . Dica: Ás vezes guardamos uma receita porque gostamos apenas de um detalhe dela, neste caso crie uma pasta chamada DETALHES, altere o nome da receita para o nome do detalhe que você gostou, ex: chapéu, sapato, barrado, etc.
- Fáceis, médio, avançado;
- E... crie uma pasta para coisas que podem ser feitas com sobras, que levem poucos fios, e faça uma identificação fácil, coloque o numero "0" antes do nome, para que seja a primeira a ser vista, ex: "0-Poucos fios".
- Feito isso, reveja cada uma das pastas e seja extremamente autocritica: você pretende mesmo fazer? É algo que você faria? Acha bonito? Está guardando para você ou para alguém?
- Tenha coragem e DELETE, tudo que não for necessário. O excesso de ideias inúteis, só cansam o cérebro na hora da busca, atrapalham o pensamento, distraem, e fazem você perder um tempo imensurável. Destralhe!
- Tenha em mãos duas tabelas de TEX. Uma daquelas tradicionais, com a TEX de todos (ou a maioria) os fios do mercado. E outra feita por você, com os fios que você usa, que você tem no estoque. A primeira você deve levar na bolsa, para quando for fazer compras e poder fazer uma substituição, caso não encontre o fio que você procura. A segunda, vai te ajudar na hora de usar as sobras, aguarde só mais um pouquinho, risss.
- Faça disso um hábito. Além de manter tudo organizado, você mantém a mente fresca sobre os projetos que pretende fazer e o que tem guardado.
Agora sim!!
Seus fios organizados, seus arquivos idem; Bora sentar e rever com calma a pasta com os arquivos que podem ser feitos com poucos fios.
Seja criativa, substitua as cores indicadas, pelas cores que você já tem. Resista a tentação de comprar mais fios neste momento, seja forte. Veja a matéria que fiz sobre ousar nas cores, e aproveite este momento para testar variações.
Neste momento a Tabela TEX feita por você, será essencial, pois você poderá misturar marcas, tipos, e obter um melhor aproveitamentos dos fios.
Por exemplo:
Perceba que o fio Cléa , se usado duplo, poderá acompanhar o fio Anne em uma receita.
Anne duplo, substitui o Duna.
Já o Charme apesar da leve diferença, substitui o Bella e vice-versa.
Por isso é extremamente útil, você ter a sua própria tabela TEX.
E uma coisa muito importante é: Não misturar fios de algodão com acrílico, apesar das TEXs, caso seja para tecer o padrão. Se for para alguns detalhe como pêlos, olhos, elementos que são tecidos à parte e depois costurados, não tem problema.
Aqui uma tabela cedida pelo Armarinhos São José, que pode te ajudar:
Ufa!! Cansou??
Então descanse a mente. agora você já tem tudo organizado e na próxima matéria, vamos falar sobre algumas ideias para você aproveitar seus fios, e fazer até um dinheirinho a mais, para estocar mais sobras de fios, rissss.
Então descanse a mente. agora você já tem tudo organizado e na próxima matéria, vamos falar sobre algumas ideias para você aproveitar seus fios, e fazer até um dinheirinho a mais, para estocar mais sobras de fios, rissss.

Nenhum comentário
Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.