Sobras de fios, tudo que você precisa saber



Sobras de fios? O que fazer com elas? Por onde começar? Como guardar?
As perguntas são muitas, mas sem organização...
Quando me perguntam o que fazer com sobras de fios, logo penso na bagunça em que se encontram, o que tenho que dá pra aproveitar, que marca são, cores TEX, etc. Que loucura!!


Bom, antes de pensar em como aproveitar as sobras, sugiro organizar tudo primeiro. Você já ouviu falar em Minimalismo? Fiz uma matéria que pode te ajudar a se interessar pelo assunto, veja AQUI.
Onde guardar é uma questão à parte mas você pode conferir neste post AQUI, mas dá só uma olhadinha nas ideias abaixo:




Organizando os fios

Antes de pensar no que fazer com os fios, você precisa saber qual é seu estoque de sobras. Para isso, é muito legal ter em mãos:
  • saquinhos plásticos transparentes - facilitam a visualização. Evite sacolas de mercado.
  • fita adesiva ou lacres (arames plastificados, para fechar embalagens) conservam a limpeza dos fios.
  • etiquetas adesivas (opcional) para identificar os fios
  • papel e caneta/lápis - para identificar os fios.
  • tabela TEX

  1. Faça com cada novelo, bolinhas ou enrole em palitos de sorvete ou aquele rolinho de papelão de dentro do papel higiênico. 
  2. Organize cada um dentro de um saquinho, colocando uma etiqueta por fora, escrita nela a marca, número da cor, TEX. Na falta da etiqueta, escreva em um papel e coloque dentro do saquinho, com a escrita virada para fora. Você também pode usar a etiqueta do próprio fio, se ainda tiver.
  3. Feche cada saquinho com fita adesiva, sacres, arames, qualquer coisa que mantenha o saquinho fechado, para proteger os fios da poeira e mantê-los sempre em condições de uso.
  4. Organize por marca e TEX semelhantes/aproximadas, composição (acrílico/lã, 100%algodão, etc).
  5. Procure colocar os fios, já embalados no saquinho transparente, em locais visíveis, como caixa/contêineres transparentes, potes de vidro, estantes. 
  6. O saquinho plástico vai proteger e facilitar a visualização das cores. Colocá-los em locais visíveis, além de ajudar a ter um controle maior sobre seu estoque, estimula a criatividade. Veja AQUI algumas ideias.

imagem:Linda Permann

Organize seus arquivos

Seja no drive/nuvem, ou no pc/note.
  1. Tire algum/ns dias da semana e organize. Crie pastas, sub-pastas, e assim por diante.  
  2. Mantas, vestuários, amigurumis, etc
  3. Bonecos, animais, gatos, coelhos, ursos, etc . Dica: Ás vezes guardamos uma receita porque gostamos apenas de um detalhe dela, neste caso crie uma pasta chamada DETALHES, altere o nome da receita para o nome do detalhe que você gostou, ex: chapéu, sapato, barrado, etc.
  4. Fáceis, médio, avançado; 
  5. E... crie uma pasta para coisas que podem ser feitas com sobras, que levem poucos fios, e faça uma identificação fácil, coloque o numero "0" antes do nome, para que seja a primeira a ser vista, ex: "0-Poucos fios".
  6. Feito isso, reveja cada uma das pastas e seja extremamente autocritica: você pretende mesmo fazer? É algo que você faria? Acha bonito? Está guardando para você ou para alguém?
  7. Tenha coragem e DELETE, tudo que não for necessário. O excesso de ideias inúteis, só cansam o cérebro na hora da busca, atrapalham o pensamento, distraem, e fazem você perder um tempo imensurável. Destralhe!
  8. Tenha em mãos duas tabelas de TEX. Uma daquelas tradicionais, com a TEX de todos (ou a maioria) os fios do mercado. E outra feita por você, com os fios que você usa, que você tem no estoque. A primeira você deve levar na bolsa, para quando for fazer compras e poder fazer uma substituição, caso não encontre o fio que você procura. A segunda, vai te ajudar na hora de usar as sobras, aguarde só mais um pouquinho, risss.
  9. Faça disso um hábito. Além de manter tudo organizado, você mantém a mente fresca sobre os projetos que pretende fazer e o que tem guardado.

Agora sim!!
Seus fios organizados, seus arquivos idem; Bora sentar e rever com calma a pasta com os arquivos que podem ser feitos com poucos fios.
Seja criativa, substitua as cores indicadas, pelas cores que você já tem. Resista a tentação de comprar mais fios neste momento, seja forte. Veja a matéria que fiz sobre ousar nas cores, e aproveite este momento para testar variações.


Neste momento a Tabela TEX feita por você, será essencial, pois você poderá misturar marcas, tipos, e obter um melhor aproveitamentos dos fios. 
Por exemplo:


Perceba que o fio Cléa , se usado duplo, poderá acompanhar o fio Anne em uma receita.
Anne duplo, substitui o Duna.
Já o Charme apesar da leve diferença, substitui o Bella e vice-versa.

Por isso é extremamente útil, você ter a sua própria tabela TEX. 
E uma coisa muito importante é: Não misturar fios de algodão com acrílico, apesar das TEXs, caso seja para tecer o padrão. Se for para alguns detalhe como pêlos, olhos, elementos que são tecidos à parte e depois costurados, não tem problema.

Aqui uma tabela cedida pelo Armarinhos São José, que pode te ajudar:


Ufa!! Cansou??
Então descanse a mente. agora você já tem tudo organizado e na próxima matéria, vamos falar sobre algumas ideias para você aproveitar seus fios, e fazer até um dinheirinho a mais, para estocar mais sobras de fios, rissss.




Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.

VOLTAR AO TOPO