Valor nas peças, sim ou não?


Outra dúvida que sempre permeia nossas mentes é;
Devo colocar o preço nas peças ou informar pessoalmente qdo a pessoa perguntar?

Após tanto tempo vendendo vários tipos de artigos, tenho a minha própria conclusão, e sei que não leva a nenhum lugar, mesmo assim, espero que ajude quem está em dúvida. A resposta não poderia ser pior para quem está em dúvida; DEPENDE.

Vamos ver os prós e contras de cada um.

*******************************

SIM
Muitas pessoas defendem a exposição do preço junto ao produto, pensando como consumidor, como gostariam de ser tratadas.

Lado bom:
O tempo, é um artigo de luxo em nossos dias tão corridos.
Pessoas práticas/tímidas, preferem comprar de quem coloca preços nas peças, isso é fato. Não se sabe quando o vendedor vai responder. Às vezes elas têm pressa em adquirir o produto por outro lado, quem vende, tem pressa sempre, em vender. Isso facilita muuuuiiiiittto. 
Olhou, gostou, levou, simples assim.
Lado ruim:
Esse fica totalmente para quem vende.
Os motivos são muitos; especulação, concorrência, alteração do valor, etc.
Se o produto não vende e você quer reduzir o valor, isso se torna visível.

Atenção: Colocar o preço, não significa que a pessoa não vai te procurar. Muitas vezes ele está lá, em números bem grandes, com todas as informações, mesmo assim, a pessoa vai te perguntar tudoooooo, novamente (risss)

**********************

NÃO
As pessoas acreditam que, não deixando o preço exposto, dão destaque ao valor em si do produto. Conseguirão chamar mais a atenção, para o produto.

Lado bom:
A cliente que vem perguntar o preço, já está interessada.
Ao entrar em contato com você, a cliente poderá ser convencida da compra ao saber da qualidade, os benefícios, citar seu diferencial, dar atenção, justificar o valor.
Você pode alterar o valor se for preciso, sem chamar atenção para isso.
Muitas vezes você vende mais que o produto; vende atenção, personalização no envio. Muitas vezes atrás de uma compra está apenas um pedido de conversa e atenção, que sim, vai girar venda. Você além de artesã, é vendedora, psicóloga, etc, mas principalmente amiga. Desenvolver amizade com a cliente (que quira, é claro) vai com certeza, gerar mais e mais vendas, e indicações.

Lado ruim:
A cliente acha que para ela o valor é diferente; uma vez alguém citou isso em um comentário, e nas palavras da atualidade, viralizou. Agora muitas pessoas acreditam nisso.
Outra ideia que as pessoas tem é que, se não tem preço, é caro, e isso pode afastar possíveis clientes.
Experiência própria, as pessoas perguntam, você perde um longo tempo, explicando, justificando o valor, e a maioria nem responde. Sim, as pessoas tem sido acometidas de uma falta de educação e respeito assombroso, nem um singelo "obrigada" se emprenham em responder, e isso vai te deixar louuuucccccaaaa (risss)

Atenção: 
Neste caso vc precisa ter tempo disponível e ser rápida para responder. Você já não colocou o preço, conseguiu que alguém se interessasse, então, bora trabalhar mais um pouco.

****************************

CONCLUSÃO:

Vale cada pessoa fazer uma avaliação dos seus clientes, e de sí própria.
Como quer que seu trabalho seja visto, reconhecido.
O tempo que tem para atender as pessoas, se dispõem da ajuda de outra pessoa para fazer isso, etc.

Na minha experiência:
Já tive confecção de roupas, era melhor, deixar exposto. Sem dúvida alguma.
Atualmente, trabalho com bonecas reborn e crochê.
Em dois ramos tão diferentes, mas a situação é a mesma.
Já deixei exposto e me arrependi. Comunicação zero.
Não deixei e me arrependi na mesma, as pessoas concluíam por sí mesmas que era caro e ponto. E quem perguntava, estava apenas curioso.
Hoje em dia, para os dois ramos, faço o seguinte:
Como tenho produtos com valores variados, deixo exposto o valor dos mais em conta, em promoção (estes eu aviso que é promoção).
Os demais, não coloco, pois é visível que possuem valor mais elevado. Tamanho, complexidade, raridade, etc sã notados na foto e descrição.
Se foi a solução definitiva? Não, claro que não. Mas foi o melhor meio termo aceitável para mim.

Já segui diversas agências de comunicação, no Instagram, Face e todas parecem ter uma fórmula mágica que vai te ajudar a vender milhões da noite para o dia, e nada, absolutamente nada funcionou definitivamente.
Acredito mesmo, que cada pessoa tenha um jeito próprio de trabalhar, e vários clientes vão se identificar com cada um, resta tentar e tentar para conseguir se achar entre o sim e não e cada dúvida.

Como disse no inicio, talvez, todo este trele-lé, não levaria à lugar algum, mas quem sabe....


Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.

VOLTAR AO TOPO