Origami - Tsuru o pássaro da esperança

História
Sadako Sasaki (em japonês: 佐木禎子, Sadako Sasaki?), foi uma garota japonesa que morou na Província japonesa de Hiroshima, Japão, quando a bomba atômica foi lançada. Ela tinha somente 2 anos de idade quando se tornou uma hibakusha, vítima da bomba atômica.

Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um grou. Sua amiga lhe contou a lenda popular japonesa onde quem faz 1000 grous de origami tem direito a um desejo, desde então, todo dia Sadako passou a fazer seus Tsuru sempre com o mesmo pedido, se curar e voltar a viver normalmente.

Sadako faleceu na manhã de 25 de outubro de 1955, e após sua morte, foi construída uma estátua em sua homenagem.

Tsuru


O grou, ou tsuru como os japoneses o chamam, é uma ave pernalta que freqüenta as lagoas ao norte da ilha de Hokkaido, no Japão. Tradicionalmente, esta ave está relacionada à longevidade e sua figura, através do origami, é bastante popular nos casamentos e festas onde simbolizam a saúde e fortuna.

Para os origamistas tradicionais, a figura do tsuru é a mais perfeita possível, pois sua base – a base do pássaro, serve para a criação de um sem número de outras figuras.

Diagrama:
Clique na figura para visualizar melhor
Ou se vc preferir, tem em vídeo:


Saúde e paz á todos,
Bjus

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.

VOLTAR AO TOPO