12 de julho de 2017

Steampunk - Um estilo


Ele veio surgindo, ou melhor, resurgindo aos poucos à alguns anos e agora anda tomando força total, tal qual o vapor em sua época. Mas antes de cair de cabeça neste mundo e empregá-lo em nossas artes e artesanatos, é melhor conhecê-lo bem para não cometer nenhuma heresia. 


A indústria e o comércio, mal podem ver uma tendência e saem entupindo tudo quanto é tipo de material com ele, sem nenhum critério e não podemos nos deixar levar. Ultimamente, encontramos aos montes engrenagens de relógios antigos, ou novos envelhecidos, a maioria fake, produzida apenas para o artesanato. por um lado isso é ótimo, termos à mãos o material que precisamos. Mas vocês já se deram conta da quantidade de engrenagem de relógio, e é só isso, o que temos?


Cuidado!! Para não transformar Steampunk em Clockpunk, e acabar criando outra tendência. Ops! Se analizarmos bem, esta tendencia já existe , só que usa o nome do Steampunk. Clockpunk, é uma brincadeira com o nome Steampunk, sobre tudo que é intitulado Stempunk, mas usa apenas as engrenagens e peças a fim de relógios. 




Para não fazer feio, é preciso estudar a história, suas inspirações. O gênero surgiu na era vitoriana, e trata-se de uma subcategoria da ficção científica. Em uma época em que a energia principal provinha do vapor, cheia de engrenagens, engenhocas, bugigangas, e cientistas loucos, que levavam às pessoas a fazerem coisas inimagináveis. 



Júlio Verne, é um dos principais escritores do estilo, excelente inspiração. Mergulhando na época, podemos ver que começava-se a especulação e alguns projetos de aviões, por isso os óculos enormes de metal e couro.


Fios de cobre, válvulas, frascos de vidro, couro marrom, muito couro, madeira rústica, pele (hoje sintética) , zíperes (sim, eles), colheres antigas e chaves fazem parte também deste mundo louco. A roupa da época por si só já era uma baita engrenagem, sendo assim, elas quase q não precisam destes elementos, se retratem bem a época. Vestidos/saias com armações de metal por baixo, faziam parte desta época.






Ufa!! já me sinto lá, risss.
Mas enfim, aqui é um resumo. Vale mesmo um forte pesquisa, para entender q nem só de engrenagens e relógios, vive o Steampunk. Feito isso, é sair garimpando mesmo, antiquários, brechós, em busca de elementos que componham o nosso trabalho.


O estilo tem se tornado cada vez mais presente e em locais inusitados.



Tenho visto peças artesanais lindíssimas, verdadeiras obras de arte, no estilo.









Já com as peças de relógio, e neste caso se fazem extremamente necessários, devido ao seu minúsculo tamanho, encontrei, estas esculturas. Um show!!





Lá no inicio do post, está um quadro de lembranças no estilo, e abaixo vemos porta retratos.


Tudo aqui precisa estar no estilo Steampunk e harmônico, ok? Não vá usar uma foto colorida em um porta retrato deste. Preto e branco, sépia, são as ideais.

As engrenagens e peças de relógios estão expulsas do estilo ?? Claro que não! a não ser que sejam estampadas, isso está totalmente fora de cogitação. É que o massacre usual apenas delas, além de cansar, não é uma representação genuína do estilo. Use-a pouco, misturada à outros elementos. Estilos de fontes, placas furadas, parafusos, muito metal e couro, unidos à uma boa fonte de estudo, é acerto total!

Para quem quer fazer parte realmente do estilo, vale conferir o site do Conselho Steampunk, que promove encontros e bate-patos interessantes. Por todo o mundo, fãs do estilo tem se encontrado para trocar ideia, falar sobre a sociedade atual, avanços tecnológicos e seus erros, usando sempre como base o Steampunk, é claro. É lógico que as roupas, fazem parte disto tudo.

Gostou ??
Então bora fazer algum artesanato com o tema??
Depois passa aqui e mostra, ok?







Mas para não se perder em meio a tudo isso, ouça esta música que foi elaborada justamente pensando o mal uso do estilo, risss








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.