Crochê com fio de malha

Acho que já deu pra você perceber que vai rolar muito assunto novo no Meu Mundo Craft, não é mesmo ? Crochê com fio de malha não é nenhuma novidade no artesanato, mas ainda não fizemos nada por aqui, e neste assunto, trago uma nova opção para vocês, mas isso vou deixar por último, risss. Antes, vamos à grande variedade de trabalhos q podem ser feitos com o fio de malha.
Por ser um material mais encorpado, ele se torna modelável, dá pra fazer muita, mas muita coisa mesmo.

Tapetes



Cachepo


Cestos decorativos e utilitários, para guardar miudezas com tramas simples e também trabalhadas








Capas de bancos


 Cestos para roupas

Cestos decorativos e almofadas


As ideias são infinitas. Mas vamos às compras ?
Fios de malha são vendidos em rolos de 500grs , 1, e 2 k. O problema maior é quando precisamos fazer um trabalho grande, e um rolo, mesmo que de 2k, não é suficiente, pq ao contrário dos fios comuns, o de malha, não possui lote, e por isso não é garantido que o branco seja o mesmo, ou qualquer outra cor. Mas pq ?? Tive confecção por mais de 20 anos e vou tentar ajudar você a entender isso.
A malha é produzida em forma tubular. Este Fio que usamos é uma porção desta malha, tipo, 500grs, 1, 2k, cortados em filete e enrolados. Simples assim.
Agora, quer uma ajuda para produzir seu próprio fio, na quantidade que você quer ou precisa ?
Mas isso é válido para qdo vc precisa de fio para um grande trabalho, ok? pq se for para pouco trabalho, não vale a pena.
Primeiro você deve procurar em sua cidade um local chamado oficina de corte de malha para confecção. Certifique-se que tenham máquina de corte para viés de malha. É isso o que você precisa. Pergunte quanto está o corte do kilo da malha. Não costuma ser caro.
Depois vá a uma malharia informe com o vendedor sobre uma malha de qualidade que não desbote. Compre a quantidade necessária para o seu trabalho. Leve à oficina de corte e peça que corte em viés de 1,5, fazendo os maiores rolos q conseguirem. Quanto maior o rolo, menos emendas terá o seu trabalho. Ao trabalhar, puxe o viés, eles vai enrolar, tornando-se um fio, e vai render bem mais do que aparenta ter.

Você deve pensar: Qual a vantagem deste trabalho todo ?
  1. ter a quantidade de fio que você precisa exatamente na mesma cor.
  2. ter a cor q você deseja
  3. fazer trabalhos personalizados.
Pode ser até que o custo seja mais alto um pouquinho, mas como disse, é para casos específicos, trabalhos especiais, grandes.
Logo postarei opções de pontos e variações.




17 comentários

  1. Poxa Cristiane, que bacana essa dica sobre os fios de malha e onde encontrar..deus te abençõe e obrigada por partilhar conosco suas experiencias, valeu, pena que onde moro nao encontro essas fabricas..um beijo

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo esse tapete que vc postou! Tem receita? Sou marinheira de primeira viagem..kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho não amiga. Chegou hj meu primeiro lote de fios. Vou fazer umas experiências e logo posto novidades para vcs. Bjusss

      Excluir
  3. Oi,,amei todos,e estou tentando fazer um,mas com dificuldade na hora de fechar as carreiras,fica muito aparente a emenda, até desmanchei,recomeço e não consegui deixar legal,tem alguma ideia de como fazer ??? Bjos !😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, para o ponto baixo centrado tem sim. Fiz alguns vídeos e, acredite, perdi o cartão de memória da máquina, estou procurando feito doida, desde ontem (raiva) caso não encontre, vou providenciar outro e farei novos vídeos. Mas por enquanto, não desista, e use a dica q darei para outros pontos q nãi tem solução: se for cesto, faça um lindo arranjo, laço, e coloque estratégicamente em cima da emenda. Bjussss

      Excluir
  4. Paz de Deus! Que suas mãos sejam sempre abençoadas. Parabéns por seus trabalhos e por compartilhar com pessoas como eu, que busco algo para fazer, na minha idade como renda extra e vejo aqui uma oportunidade. Moro no Amazonas, e algumas coisas aqui são difíceis, qdo eu for comprar procuro por (fio de malha mesmo?) vc tem graficos ou passo a passo dos seus trabalhos. Obrigada e que tenha muito sucesso e nós também rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane... Gostaria de saber se pode indicar onde comprar fio de malha de boa qualidade e em cores diferentes, como tenho visto aqui na sua pagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, olha, estou devendo uma pesquisa que fiz. Preciso publicar no Blog, mas para vc não ficar aguardando, o melhor que encontrei até agora é o Fio Nobre. O problema das cores é que TODOS, eles trabalham com as cores da estação, justamente por estarem trabalhando com malha.

      Excluir
  6. Oi Cristiane.... Queria saber se pode indicar fornecedores de fio de malha que usa, pois vejo trabalhos lindos em cores diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, Fio Nobre é o melhor, qto às cores, vai depender muito das estações do ano, ok? Bjussss

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo seu retorno, Cristiane. Vou procurar. Beijos

      Excluir
  7. Queria saber se pra fazer os cestos grandes tipo cesto de roupa precisa por alguma sustentação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, vi alguns cestos feitos com fios duplos que não tinham nada como sustentação. Por outro lado, estes dias vi um cesto de plásticos "encapado" com um cesto de fio de malha fino e estava muito legal, achei a ideia ótima, até pq facilita muito na hora de lavar. Então acho q depende muito do uso q terá, ok? Bjussss

      Excluir
  8. Seu trabalho é lindo, amo esta arte em inovação Visite minha criação de cores especiais exclusiva.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Seus trabalhos são maravilhosos !!!
    Por favor qual a receita daqueles 4 cestos que aparecem juntos na foto? Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário em MEU MUNDO CRAFT.

VOLTAR AO TOPO